DICAS | Monteiro Lobato – Dia Nacional do Livro Infantil
Dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e 135 anos do nascimento de Lobato, natural de Taubaté, interior de São Paulo, e representante do pré-modernismo brasileiro.
Tia Nastácia, Narizinho, Emília, Pedrinho, Visconde de Sabugosa… Quem não conhece esses cômicos personagens e suas aventuras pelo sítio? Todos conhecem, mesmo que nunca tenham folheado um livro de Lobato.
As criações desse genial autor marcaram gerações e ainda estão presentes na vida das gerações posteriores, pois “Sítio do Picapau Amarelo”, sua maior obra, é um clássico e, por tal, permanece sempre atual. Está imensamente popularizado no Brasil e foi muito bem adaptado para a televisão e transmitido em outros meios de comunicação, transformando-se em parte do imaginário coletivo.
“Lobato tinha a preocupação de falar de nossa identidade, nossa brasilidade, nossas lendas […]” afirmou João Luís Ceccantini, pesquisador de literatura infantojuvenil e co-autor do livro “Monteiro Lobato e o leitor de hoje”. Mais do que isso, Lobato foi um autor que sabia costurar bem o conhecimento e a fantasia, trazendo, por exemplo, Dom Quixote para a irreverente Emília, e apresentando a mitologia grega e outras obras literárias e poéticas para as crianças.
Como uma homenagem ao autor, o Clube de Livros disponibiliza quatro obras em PDF para download. Os convidamos a ler conosco e mergulharem no universo de Monteiro Lobato, o fundador da literatura infantojuvenil brasileira.
– Histórias da Tia Nastácia (1937):
http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Historias_de_Tia_Nastacia.pdf
– Caçadas de Pedrinho (1933):
http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Vol3_Cacadas-de_Pedrinho.pdf
– A chave do tamanho (1942):
– Emília no país da gramática (1934):
Excelente fonte de informação ??