Editorial
Finalmente dezembro chegou! Não seria de surpreender se, ao contarmos os últimos segundos de 2020, entrássemos na caverna de Dark (série alemã produzida pela Netflix) e fôssemos jogados da maneira mais randômica possível pelo tempo e espaço e, no fim, retornássemos a 2020.
Mesmo este ano complicado nos impondo todos os obstáculos possíveis e imagináveis, nosso periódico está firme e forte mais uma vez, com muitas coisas boas. Análises literárias, imagens da América Latina, releases de livros, resenhas e afins, os leitores e as leitoras da TXT vão se deparar com materiais exclusivos e com a qualidade que nosso bravo periódico já apresenta há bastante tempo.
Estreando como convidado na revista, temos o poeta Raul K. Souza, que nos brinda com três poemas inéditos de seu livro que está no prelo e sairá ano que vem, Ligações que rasgam. Raul também atua como editor-executivo na Kotter Editorial, de Curitiba. Também estreia na TXT o poeta e tradutor Julio Urrutiaga Almada, com uma série de poemas inéditos, na seção Autoramente: textos selecionados.
Teremos também resenhas de Thalliany, que escreve sobre o mais recente livro do poeta Julio Urrutiaga Almada, Cinquenta, lançado pela Kotter Editorial, e de Victoria Toscani, que analisa o livro Favela Gótica, de Fábio Shiva. Teremos o release do romance Desarranjo, do escritor pontagrossense Marco Aurélio de Souza, recém-lançado pela Editora Penalux. Quem assina o release é Murilo Duarte Costa Corrêa. O leitor e a leitora poderão desfrutar do release da reedição do romance As moças de Minas, do consagrado jornalista e escritor Luiz Manfredini. A segunda edição do romance que trata dos traumas causados pela ditadura militar já está à venda.
Desejando um ótimo fim de ano (se possível!), encerramos 2020 com essa edição especial da TXT, com muita literatura de qualidade, crítica e com apelo estético. Com os votos de um 2021 muito melhor do que este ano que acaba, nos encontraremos em janeiro, caríssimas leitoras e caríssimos leitores. Abraços literários (mesmo que distantes) e brados viscerais contra o fascismo.
Evoé!
Daniel Osiecki, editor-chefe
Sobre o autor
- Editor-chefe da TXT, Daniel Mascarenhas Osiecki nasceu em Curitiba, em 1983. Escritor e editor, publicou os livros Abismo (2009), Sob o signo da noite (2016), fellis (2018), Morre como em um vórtice de sombra (2019), Trilogia Amarga (2019) tendo mais dois no prelo: 27 episódios diante do espelho e Fora de ordem. Editor-adjunto da Kotter Editorial, é mestre em Teoria Literária e organizador do sarau-coletivo Vespeiro - vozes literárias.
Últimos posts
Ano 62021.10.26EDITORIAL
Ano 62021.09.28LEITURAS XENÓLOGAS | Resenha sobre o livro Põe-me: poemas de amor, poemas de quando
Ano 62021.09.27TXT INDICA
Ano 62021.09.27EDITORIAL