RELEASE | Os primeiros acordes da canção fatal

Neste romance escrito em coautoria lançado pela Kotter Editorial (Selo Sendas) os autores estreantes e amigos de longa data Alfredo R.R. de Sousa e Gabriel C. Rodriguez, motivados por seu apreço à cena pós-punk da primeira metade dos anos 80, bem como à fantasmagoria literária do romantismo inglês, do simbolismo francês e o expressionismo alemão, se unem para trabalhar todas essas referências em sua versão do mito dos vampiros.

Ambientado majoritariamente na cidade de Wigan, noroeste da Inglaterra, no auge do enfrentamento entre o governo de Margaret Thatcher e as trade unions inglesas, que culminaria com a longa e penosa greve comandada pela central sindical dos trabalhadores da indústria de mineração, o romance expõe, em compasso de relato autobiográfico, os últimos e turbulentos dias de uma jovem como ser humano, bem como os primeiros passos de sua vida do lado de lá da eternidade.

Com uma trama no mundo contemporâneo, mas também com narrativas que remetem a eras remotas e paisagens medievais, o leitor deve esquecer a atmosfera ‘domesticada’ que caracterizou a literatura do gênero na década passada, com seus vampiros românticos, piedosos e plenamente integrados à sociedade burguesa.

Em Os Primeiros Acordes da Canção Fatal o romantismo existe, mas ele é negro e cruel, e a relação entre vampiros e humanos é essencialmente hostil.  Os vampiros deste livro são tradicionais; se organizam em facções e fraternidades; utilizam empreendimentos aparentemente insuspeitos como fachada para as suas atividades e não têm pudores em matar.

Moralidade dúbia, idas com amigos a nightclubs, existencialismo, sarcasmo, humor negro com viagens românticas terminando em carnificinas, vampiros delirantes em especulações metafísicas, pactos ancestrais com entidades de poderes desconhecidos, promessas desonradas ao inferno e seres soturnos habitando nas profundezas da terra, eis os acordes dissonantes da canção fatal!

Por fim, é interessante frisar que os autores, apesar da duradoura parceria, ainda não se conhecem pessoalmente, de maneira que este livro foi integralmente concebido / escrito através de conversas e intercâmbio de arquivos pela internet.

O livro já entrou em pré venda no site da Kotter Editorial, com previsão de lançamento para 30 de outubro.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: