RESENHA | A Segunda Geração, Laís dos Passos

Livro: A Segunda Geração
Autor: Laís dos Passos
Ano: 2018

Sinopse: Após vários dias em coma, Malu acorda em uma cama de hospital, sem lembrar nada do seu passado. Sua única companhia – além de colegas de quarto estranhas e enfermeiras rabugentas – é um médico bastante empenhado em ajudá-la a recuperar sua memória. Mas tudo muda quando ela recebe a visita inesperada de uma pessoa que alega ter as respostas sobre sua identidade. Em quem ela deve confiar? Que mistérios aquele hospital pode estar escondendo?

Fotógrafo: Cleiton Reinert/ Fonte: Giro Urbano

A vida de um escritor iniciante não é nada fácil, principalmente no Brasil. A sensação de se estar nadando contra a correnteza e aparentemente sem sair do lugar é recorrente para boa parte dos que decidem escrever.

Dessa forma, plataformas de autopublicação, em que você pode ou não cobrar pelos seus livros, aparece como uma opção relativamente mais fácil e faz com que você finalmente consiga vislumbrar a praia.

O Wattpad, por ser gratuito se tornou uma ferramenta essencial para autores iniciantes, um modo de se apresentarem para o mundo e compartilharem suas histórias à partir do computador ou aplicativo. E a plataforma (que eu gosto muito de utilizar) possibilita também a nós leitores, a oportunidade de ter histórias inovadoras ao nosso alcance e uma interação com o autor que dificilmente se consegue em outros locais. O livro A Segunda Geração, da Laís dos Passos que eu tive a oportunidade de ler e me apaixonar, foi uma dessas experiências.

Fotógrafo: Cleiton Reinert/ Fonte: Giro Urbano.

Tive a oportunidade de um livro que li um tempo atrás (na época que a capa era apenas um corredor de hospital) e me apaixonei, poder ter o exemplar dele físico em minhas mãos. E foi uma sensação fantástica.

Em uma história muito bem escrita e rápida de ler, a autora cria um ambiente de ficção científica muito bem bolado, que já nos apresenta como um mistério desde as primeiras páginas. Introduzindo essa trilogia, o primeiro livro traz uma trama muito bem amarrada e que abre para diversos caminhos.
Tudo começa quando uma garota (identificada inicialmente apenas pelo número 852), acorda de um coma em um hospital, sem lembrar nada do seu passado ou o seu nome. O desespero que ela sente por não saber o que está acontecendo ou quem ela é, a autora consegue construir de forma palpável iniciando uma tensão.

Isso é algo tão extremamente bem bolado pela autora, que a personagem principal entra na história tão crua quanto o leitor e em conjunto que é possível descobrir a história envolvendo a personagem.

O enredo vai ficando mais complicado quando com conflitos sobre em quem 852 deve confiar, o médico do hospital ou um estranho misterioso que parece conhecer muito mais que ela sobre sua história. Sem saber quem é, ou do que é capaz, os primeiros capítulos mostram uma garota em conflito, mas que mesmo assim mantém uma personalidade forte intacta.

Ao decorrer da história, 852 vai descobrindo um pouco mais sobre si mesma, como seu nome Malu, que apesar de ser um grande avanço não conta para ela tudo o que precisa saber e precisa ir aprendendo que muita coisa mudou de quem ela era no passado. Malu descobre que junto com outras crianças faz parte de uma geração muito especial e que mesmo sem saber quem é, terá que escolher um lado.

Desse modo a história se desenrola, com conflitos sobre liberdade e autoconsciência e com uma evolução constante da personagem principal. Com traições, invasões e grandes descobertas a história não cai na mesmice que se tornou o cenário da ficção.
Talvez, a única parte que desagrade um pouco alguns leitores são as quebras de tempo que no início são muito frequentes e quebram a fluidez , mas na minha opinião apenas compõe o sentimento de memória interrompida.

Portanto, A Segunda Geração de Laís dos Passos é uma ótima pedida para quem gosta de ficções científicas, cenários distópicos e leituras fantásticas. O livro premiado no concurso Wattys 2017, em nada deixa a desejar quanto a outros nomes mais famosos dessa literatura.

Compre o livro físico aqui na nossa lojinha!

Facebook Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: